Cogerh realizou uma solenidade de posse dos membros da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Pedras Brancas.

Desde o dia 17 de fevereiro de 2016, o Açude Pedras Brancas, localizado entre os municípios de Quixadá e Banabuiú, passou a abastecer as cidades de Quixadá e Quixeramobim. Uma adutora de engate rápido foi montada pelo governo do Ceará.

Açude Pedras Brancas está com 11,47% e ninguém preocupado em Quixadá e QuixeramobimNa época, o Açude Pedras Brancas estava com 13,02% de sua capacidade, passado quatro meses, o volume d’água caiu para 11,47%. Nos próximos seis meses a situação só deve pior, tendo em vista que não pegará mais água.

A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos-Funceme é que não deve chover nos próximos meses na região Central do Ceará. As chuvas desse ano ficaram 52,3% abaixo da média.

Recentemente, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da Gerência Regional de Quixeramobim realizou uma solenidade de posse dos membros da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Pedras Brancas.

O presidente interino do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, Francisco Edson de Melo, empossou os novos membros. Em seguida, foi discutido o regimento interno e realizada a escolha do secretário da Comissão Gestora, sendo eleita a representante da Federação das Associações Comunitárias de Quixeramobim, Maria José Damasceno.

A Comissão foi formada no dia 03 de março e possui 24 membros representando 50% usuários, 25% Sociedade Civil e 25% Poder Público Municipal, Estadual e Federal. Na ocasião, foi dado informes sobre a operação do Sistema Hídrico Pedras Brancas.

O evento teve a participação de 45 representantes. A Cogerh esteve representada pelo gerente regional, Luis César, o coordenador do Núcleo Técnico, Delfábio Teixeira, as analistas de Gestão dos Recursos Hídricos, Isabel Giovanna e Celineide Nascimento, a técnica, Michelly Setúbal, o assistente administrativo, Hugo Costa e a estagiária, Jeftha Amanda.