A Nave faz parte do projeto Coelce nas Escolas, um programa de Eficiência Energética da companhia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ela conta com uma Sala de Projeção e Efeitos, onde os alunos assistirão a apresentações em 3D sobre impactos ambientais, como derretimento das geleiras, desmatamento, entre outros.

Na Sala de Entretenimento e Interatividade, outro espaço da Nave Coelce, eles irão brincar de salvar o planeta, com telas touch-screen que os permitem, por exemplo, jogar lixo no lixo com um simples toque, desligar as luzes dos compartimentos de uma residência e identificar sete erros que prejudicam a natureza. Ao final dos jogos, um “Globo Terrestre” soma a pontuação de todos os participantes e, juntos, eles salvam o mundo.

Confirmada a vinda da NAVE no começo do mês de Agosto para Capistrano.O grupo volta para a Sala de Projeção e Efeitos e vê o resultado da brincadeira. Eles irão assistir a outro vídeo que emociona, agora sobre a reconstrução de reservas ecológicas, reflorestamento e outras ações que giram em torno das soluções para o que havia de errado.

Ecoelce Itinerante e Troca de Lâmpadas
Os alunos e moradores do bairro não só conhecerão a Nave Coelce, como poderão colocar em prática atitudes que unem o útil ao agradável, ajudando a minimizar os impactos ambientais e reduzindo a conta de energia.

O projeto Ecoelce estará de forma itinerante, com um caminhão no local. O Ecoelce troca material reciclável por descontos na fatura de energia. Ganha o cliente, ganha o meio ambiente, já que a reciclagem diminui a quantidade de lixo nos aterros sanitários e a extração de matérias-primas da natureza.

Coelce nas Escolas
O Coelce nas Escolas já beneficiou cerca de 450 escolas do Ceará, formando crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, em educação ambiental, com ideias sustentáveis para salvar o planeta.

Com a metodologia desenvolvida pelo Procel/Cima, da Eletrobrás, o projeto ainda capacita educadores para trabalharem, junto aos alunos e à comunidade, aspectos da importância do combate ao desperdício de energia.

A peça teatral “As aventuras do Lampinha” acompanha o Coelce nas Escolas aonde o projeto vai. De forma lúdica, fazendo rir e ensinando, a personagem Lampinha encara situações do cotidiano que demonstram hábitos eficientes e seguros com relação ao uso da energia elétrica.